Preciso de Contador? Saiba porque sua empresa precisa de um

Tempo de leitura: 3 minutos

contador

Apesar de o Brasil ser considerado o país do empreendedorismo, ser o dono do próprio negócio por aqui não é tarefa fácil. Há muita burocracia envolvida e uma política tributária difícil de ser compreendida.

Não é raro vermos empresários que acabam se perdendo nas contas e que precisam arcar com multas absurdas, somente pela dificuldade de compreender como os tributos funcionam e quais devem ser pagos. Afinal, além de ser complexa, esta é uma área que vive em plena transformação por aqui.

Ou seja, não vale a pena correr este risco sozinho. Um contador é um profissional altamente treinado e capacitado para compreender como tudo funciona dentro do país, nas negociações entre estados e até internacionais. Desta forma, ao contratar um contador, a empresa fica mais tranquila, sabendo que está sempre agindo legalmente, sem estar correndo o risco de precisar pagar o mesmo imposto mais de uma vez.

buscar contadores - encontrei contador

Mas, afinal, o que faz um contador

Um contador é um profissional formado em contabilidade. Por isso possui o conhecimento necessário para realizar todos os cálculos para o pagamento de tributos municipais, estaduais e federais.

Além disso, ele também é responsável por manter todas as informações armazenadas nos livros contábeis e aferir que toda a operação da empresa está acontecendo dentro das normas e legislações fiscais vigentes, o que a protege contra possíveis processos e multas.

Mais do que isso, contar com um contador dentro da empresa ou até terceirizado também garante mais economia. Isso acontece porque o profissional tem o conhecimento suficiente para perceber quando e quanto de impostos realmente precisam ser pagos.

Um bom exemplo disso acontece quando a empresa vende um produto para um determinado cliente e ele não efetua o pagamento combinado. Há quem mesmo assim faça o pagamento das taxas e impostos referentes à venda, por não ter o conhecimento de que isto é totalmente desnecessário.

Entre as vantagens mais importantes podemos citar:

  • Melhorar o controle das finanças

    Um contador manterá sempre a contabilidade da empresa em dia, levando em consideração qual a margem de lucro desejada e o resultado esperado. Assim, o empreendedor fica livre para deixar os cálculos para o contador, enquanto se preocupa com o que realmente importa, que é o crescimento e a gestão da empresa como um todo.

  • Planejamento para o futuro

    Os contadores estão sempre de olho no futuro, prevendo e calculando formas de manter a sustentabilidade da empresa sem deixar de pagar nenhuma de suas obrigações. Com este profissional sempre atento ao seu negócio, fica mais fácil planejar os próximos passos, com a segurança de ter tudo sob controle.

  • Garantia de regularidade fiscal

    Não corra o risco de ter que pagar multas ou impostos atrasados com juros exorbitantes por não compreender como eles funcionam. Somente um contador pode prever e garantir que a empresa está atuando de forma totalmente legal, aproveitando, inclusive, formas de diminuir os custos desta área.

Os contadores podem ser internos ou terceirizados, de acordo com as necessidades de cada empresa. Mas, sem dúvidas, contar com os serviços de um profissional desta área possibilita mais tranquilidade e controle na gestão como um todo.