Iscas digitais: Entenda o que é

Tempo de leitura: 3 minutos

iscas digitais

Quando falamos de ações promocionais digitais, estamos tratando, mesmo que de maneira indireta, de conteúdo. O conteúdo está na base das ações de marketing digital, pois este tipo de marketing utiliza a metodologia inbound, ou seja, parte da premissa que antes da compra, é necessário conseguir o interesse do internauta e estabelecer um relacionamento com o mesmo, somente para depois oferecer produtos e serviços.

O referido interesse geralmente é conseguido através da oferta de conteúdo ao usuário. Muito se fala que a sociedade atual é a sociedade da informação, e isto se justifica pelo fato da informação ser um dos bens mais preciosos que qualquer empresa ou pessoa pode ter. Em marketing digital, o conteúdo é pensado para o usuário, ou seja, deve ser de seu interesse e possuir utilidade na resolução de um problema.

Dentre estes conteúdos, têm-se as chamadas iscas digitais. Mas o que são iscas digitais? E qual a importância que ela tem na estratégia de marketing das empresas? É isso que você irá descobrir na sequência.

O conceito de isca digital

Dito de maneira muito simples, uma isca digital é um conteúdo em determinado formato – e-book, podcast, vídeo instrucional, etc. – de alto valor, que tem potencial para atrair a atenção e ser útil ao internauta. Diferente dos produtos ou serviços da empresa (que inclusive podem ter cunho informacional e instrucional), este produto é oferecido de forma gratuita.

Mas essa gratuidade é somente em termos financeiros, pois o internauta deve fornecer suas informações de contato para que tenha acesso à isca digital. Geralmente estas informações incluem nome, cidade, profissão e e-mail e podem variar conforme o interesse da empresa.

É extremamente importante que esta isca tenha qualidade, ou seja, que ela realmente consiga traduzir toda a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa no material divulgado, já que um material de baixa qualidade pode prejudicar a imagem da empresa ao invés de promovê-la.

Benefícios das isca digital

Um material deste tipo pode oferecer uma série de vantagens e benefícios para a empresa. Abaixo listamos as principais:

  • Necessidade de retribuição:

    mesmo que a pessoa não pense nisso conscientemente, todos nós quando recebemos algo de outrem temos a necessidade de retribuir. No caso do recebimento de uma isca digital, esta retribuição é manifesta pela compra dos produtos ou serviços da empresa, mesmo que apenas por uma parcela dos internautas;

  • Reflexos na imagem da empresa:

    um conteúdo bem pensado, bem elaborado e realmente útil para as pessoas pode contribuir significamente para a melhoria da imagem da empresa, o que aumenta sua reputação e, consequentemente, as chances de ser levada em consideração no momento da tomada de decisão;

  • Relacionamento futuros:

    mesmo quando não há alguma ação por parte do internauta no recebimento da isca, esta ação tem grande probabilidade de ocorrer no curto e médio prazo, uma vez que a empresa manterá um relacionamento com o consumidor, geralmente via e-mail.

Portanto, a isca digital é uma ótima ferramenta de promoção, pois além dos benefícios mencionados, ela ainda possui custo relativamente baixo quando comparado à sua eficácia.