Funções do Departamento Pessoal x Recursos Humanos

Tempo de leitura: 3 minutos

departamento pessoal recursos humanos

Muitas pessoas têm diversas dúvidas em questões relacionadas ao mundo corporativo. Muitas dessas dúvidas são justificáveis, afinal a maioria das pessoas não tem obrigação de conhecer um universo tão complexo quanto o corporativo em detalhes.

Essas dúvidas são ainda maiores quando falamos de assuntos correlatos (muitos praticamente idênticos na cabeça da maioria). Um bom exemplo deste tipo de dúvida é em relação às diferentes entre a administração e gestão. Como esta diferenciação não é foco aqui basta dizer que enquanto uma é mais específica, outra é mais abrangente, mas ambas não são palpáveis, diferente das diferenças entre departamento pessoal e recursos humanos.

buscar contadores - encontrei contador

A diferença entre estes dois departamentos é justificada pelo fato de ambas estarem relacionadas a uma mesma função: a gestão de pessoas. Mas como ficará claro na sequência, a diferença entre eles são muito simples e claras.

Departamento pessoal

Dito de uma maneira muito simples, o departamento pessoal está relacionado à questão burocrática pertinentes aos funcionários. Assim, é da competência do departamento pessoal:

  • Rotinas pertinentes à admissão de funcionários: todo este processo, de ponta de ponta, é de responsabilidade do DP, incluindo a integração e trâmites judiciais e administrativos de novos funcionários;
  • Rotinas pertinentes à demissão (desligamento de funcionários): assim como na admissão, o DP também é responsável pelos processos referentes à demissão, incluindo justificativa, recolhimentos de crachá se outros objetos de uso exclusivo no trabalho;
  • Rotinas referentes à compensação de pessoal: também cuida de todas as rotinas relacionadas à folha de pagamento e direitos trabalhistas, como salário, taxas, contribuições de FGTS, plano de saúde, vale-alimentação, vale-transporte, e monitoramento de faltas.

Recursos humanos

Se o departamento pessoal está relacionado às rotinas de ordem burocrática, podemos deduzir que o departamento de recursos humanos está ligado às competências e habilidades dos trabalhadores. Assim, faz parte das rotinas do departamento de recursos humanos:

  • Seleção e recrutamento: é por isso que muitos profissionais que trabalham em RHs são formados ou tem background em psicologia, pois é a partir da análise de habilidades, competências, conhecimentos, tanto em relação ao cargo e à empresa quanto em relação à esfera social, ou seja, relacionamento no ambiente de trabalho, que a contratação é feita;
  • Definição de políticas de gestão: uma empresa é feita de pessoas é são elas que constituem seu maior patrimônio. Portanto, o RH também é responsável por participar da elaboração das políticas e diretrizes relacionadas à gestão da empresa;
  • Treinamentos: é muito comum que ao entrar em uma empresa o funcionário passe por treinamentos para aprender e se adaptar à cultura da empresa e que seja realizados treinamentos periódicos conforme novos projetos vão surgindo. Estes treinamentos também são de responsabilidade do RH;
  • Avaliação: para que o funcionário não fique acomodado, muitas empresas realizam avaliação de seus colaboradores, como ideias inovadoras, verificação de desempenho, potencialidades, dentre outras. Isto também é de competência do RH, pois além de servir no momento de promoção ou de cortes, essas informações também podem ser utilizadas na elaboração de políticas internas.

Portanto, podemos resumir dizendo que enquanto o RH tem uma natureza mais humana, o departamento pessoal possui uma característica mais rígida.