Escritório de Contabilidade

Tempo de leitura: 3 minutos

escritorio de contabilidade

Um escritório de contabilidade efetua uma série de atividades que possuem o objetivo de auxiliar empresários, e outros profissionais, em questões referentes aspectos burocráticos, controle e fluxo financeiro de empresas, entre outros assuntos pertinentes.

Nesse aspecto, o profissional que atua em um escritório de contabilidade conta com uma importante função para verificar o controle do quanto uma determinada empresa arrecada e quanto essa empresa gasta. Além disso, um escritório de contabilidade proporciona elementos para a realização do cálculo dos possíveis lucros. Além disso, vale ressaltar que a formação de um profissional para atuar como contabilista requer conhecimentos que abrangem campos das ciências jurídicas, bem como de áreas administrativas e também comerciais.

buscar contadores - encontrei contador

Trata-se, em suma, de um trabalho que exige um bom conhecimento de cálculos e de matemática. É válido citar também que a consultoria contábil também tem a o aspecto de aconselhar determinadas empresas acerca dos métodos mais adequados para administrar os seus recursos financeiros, em função de recolhimento de impostos.

Video: Escritório de Contabilidade

Video sobre Escritório de Contabilidade

Video: Contabilidade

A atuação do profissional de contabilidade

O profissional que atua como contabilista é o responsável por inúmeras funções. O contabilista é o profissional que fica atento diante das questões referentes ao fechamento contábil, deve ser também o responsável pela publicação de balanços e também por efetuar a elaboração de demonstrativos financeiros. Além disso, é possível destacar também que esse profissional tem todos os conhecimentos necessários para atuar com os números e cálculos, sempre relacionados ao fluxo ativo ou passivo de uma determinada empresa para que, dessa maneira, possam ser realizadas as projeções, os orçamentos, enfim, o controle de lucros e gastos de uma administração.

O perfil do profissional de contabilidade

É importante salientar que o contabilista é um profissional que não atua de forma solitária. Ou seja, ele é um profissional que, assim como outros das mais variadas áreas de trabalho, deve atuar em equipe, tendo assim uma comunicação fluente, tendo assim um bom diálogo com profissionais que atuam também em outros segmentos, tais como empresários, entre outros.

O trabalho do contabilista em um escritório de contabilidade exige atenção para examinar detalhes, documentos, conhecimento acerca de cálculos e também de todos os procedimentos destinados para o funcionamento de empresas, tanto das de pequeno quanto daquelas que contam com grande porte.

Área de atuação do contabilista

Hoje em dia o mercado de trabalho para os profissionais da contabilidade é bastante promissor. Sendo assim, o contabilista pode atuar como consultor de empresas, analista financeiro, trabalhar como autônomo contábil e, também, pode optar pela área acadêmica.

Além disso, não é exagero afirmar que, em muitos casos, o êxito financeiro de uma determinada possui uma estreita relação com um escritório de contabilidade, uma vez que ele possui todos os conhecimentos necessários e adequados para auxiliar e orientar o empreendedor em várias questões que envolvem controle e fluxo de caixa.

Recentemente é possível perceber que a contabilidade está angariando cada vez mais espaço, isso é válido, pois mostra o quanto a presença e a atuação desses profissionais são de grande importância para a sociedade.

Escritórios de contabilidade no Brasil

Conheça um pouco mais sobre os profissionais da contabilidade localizados no Distrito Federal e em outros estados do Brasil:

Ebook checklist para abertura de empresa

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>