10 tipos de iscas ou recompensas digitais para aumentar a sua geração de leads

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iscas digitais

O marketing digital criou e modificou uma série de conceitos e crenças do marketing tradicional. Dentre os novos conceitos, um dos mais úteis e que mais recebem atenção é o conceito de lead.

O que são leads?

De uma maneira simples, podemos definir o lead como um intermediário entre o interessado, o cliente de fato, ou seja, o lead é um cliente em potencial.

Devido às explorações recentes em marketing digital, descobriu-se que os leads são uma ótima forma de angariar um maior número de clientes e consequentemente ter mais lucro, pois através de estratégias sólidas e bem executadas o lead certamente se tornará um cliente da marca.

Como uma empresa atrai os interessados e os transformam em leads?

Através das iscas ou recompensas digitais. Uma recompensa digital nada mais é algo que a empresa “dá” ao cliente e que é de seu interesse e lhe seja útil. ‘Dá” está entre aspas porque na verdade não é um ato altruísta, mas sim uma troca, uma vez que o internauta deve fornecer seus dados de contato, em especial o e-mail, que será utilizado para envio de materiais promocionais e para a conversão do lead em cliente.

Na sequência, iremos conhecer 10 iscas ou recompensas digitais mais úteis para a geração de leads.

Iscas Digitais

  1. E-books

    Isca digital por excelência, o e-book é ótimo como isca não só por conter um assunto de interesse do internauta e que realmente lhe ajudará na resolução de determinado problemas, pois ele também se vale do prestígio que os livros tem por serem objetos culturais, considerados sinônimo de autoridade e conhecimento.

  2. Cupom promocional

    O cupom promocional é outra estratégia bastante aceita como isca digital, pois além de dar uma motivação financeira ao interessado, ele ainda força o internauta a entrar no site da empresa, aumentando o tráfego e contribuindo para possíveis estratégias de SEO (otimização para mecanismos de buscas).

  3. Podcasts

    O podcast é uma alternativa ao e-book, já que também é recheado de conteúdo que o interessado pode consumir de uma forma mais solta, enquanto dirige ou enquanto realiza tarefas domésticas, por exemplo.

  4. Templates

    Os templates nada mais são que modelos prontos para serem utilizados em determinado contexto. Planilhas e formulários prontos são exemplos de template por excelência, mas existem outras alternativas. Caso sua empresa trabalhe com alimentação, é possível fornecer template de receita, caso seja do ramo da tecnologia, é possível oferecer modelos de páginas web, etc.

  5. Webinar

    O webinar nada mais é que uma palestra que ocorre de forma online, podendo ser ao vivo ou gravada. Suas maiores vantagens são grande interesse despertado e baixo custo de produção.

  6. Bônus

    Bônus do tipo “ganhei 1 leve 2” ou “tenha desconto de 70% na compra do segundo produto” também é uma boa isca dependendo do público.

  7. Consultoria

    A consultoria com certeza é uma ótima isca pelo grande interesse que desperta. Mas é necessário tomar cuidado, pois consome bastante tempo para ser realizada.

  8. Sorteio

    Sortear um material físico também é válido em termos de recompensa digital, especial pelo buzz que causa (desde que o material a ser sorteado seja realmente valioso ao público).

  9. App

    Um bom app e que verdadeiramente seja útil é uma ótima forma de gerar leads. Mas é necessário lembrar que a produção de um app não é barata, por isso ele só deve ser cogitado caso haja uma estratégia muito sólida no contexto da campanha e lembrado que ele deve ter uma utilidade às pessoas, caso contrário será tempo e dinheiro jogados fora.

  10. Materiais voltados a assuntos específicos

    Dependendo da estrategia, é interessante utilizar materiais variados sobre um mesmo assunto, uma espécie de combo, como template + e-book + bônus.